desejo de morrer width=


Quais sinais nos indicam que uma pessoa quer morrer?

O desejo de morrer vem representado pela inconformidade e insatisfação que a pessoa apresenta com a sua forma de vida atual. Dessa forma, pode ser manifestada em frases do tipo: “Não vale a pena viver a vida”, “Eu quero morrer”, “Para viver assim, eu prefiro estar morta”.

O que faz determinadas pessoas serem mais resistentes e mais capazes de enfrentar as dificuldades que a vida traz? O que leva uma pessoa a não ser capaz de ver outra saída para uma situação complicada, que não seja colocar um fim em sua própria vida?

A verdade é que as pessoas executam a tentativa de suicídio por várias razões. Umas desejam morrer, outras podem desejar tanto, mas podemos falar de um fator comum: a maioria das pessoas que se suicidam ou tentam se suicidar está deprimida. Mais de 90% dos suicídios estão relacionados a um transtorno emocional ou outra doença mental.

No entanto, nem todos os suicidas estão deprimidos e nem todos os deprimidos chegam a tirar a sua própria vida. Existem outros fatores que podem influenciar a decisão de não continuar vivendo, como por exemplo os sentimentos de culpa, que não permitem à pessoa se aceitar nem se perdoar. Além disso, parece que, nos últimos tempos, a crise econômica, a falta de emprego e a perda de status podem fazer com que as pessoas queiram não continuar vivendo.

Seja qual for a causa das tentativas de suicídio, podemos interpretá-lo como uma chamada de atenção, uma forma de castigar as pessoas com as quais se está irritado ou uma maneira de controlar uma situação que, em determinado momento, acreditamos estar fora de controle.

O que o suicida não sabe é que, na realidade, não quer morrer tanto quanto quer fugir da situação que está atravessando, e realmente acredita que a morte é a única rota de fuga possível. O suicídio é, muitas vezes, um ato impulsivo, provocado pelo aumento da ansiedade e do desespero que uma pessoa pode sentir em determinado momento, depois de uma situação estressante. Os estudos realizados nos últimos 20 anos sugerem que a ansiedade insuportável é um dos maiores riscos a curto prazo, fazendo com que pessoas deprimidas tentem tirar a sua vida.

Quais sinais nos indicam que estamos diante de uma pessoa que quer morrer?

1. Falar sobre suicídio ou morte em geral.

2. Falar sobre “ir embora”, fazer “uma longa viagem” ou “partir”.

3. Dizer que já não precisam de determinadas coisas e dar de presente para outras pessoas.

4. Manifestar sentimentos de desesperança ou culpabilidade.

5. Não ter vontade de sair nem de se relacionar com familiares e amigos.

6. Deixar de participar das atividades favoritas.

7. Mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.

8. Manifestação de condutas autodestrutivas (beber álcool, consumir drogas, automutilação, etc.).

A pessoa que quer se suicidar é alguém que perdeu a esperança em alcançar algo. Ela se sente culpada ou não pode se perdoar e nem aos demais. Por isso, se alguma vez você teve o desejo de morrer, quero que saiba que nem todos são vencidos pelas emoções ou situações complicadas.

Muitas pessoas acabam superando e se tornam capazes de ver os problemas de diferentes pontos de vista. Dessa forma, podem encontrar uma maneira de seguir em frente com esperança e vontade. Duas palavras podem ajudar a minimizar esse desejo, inclusive eliminá-lo dos seus pensamentos: ESPERANÇA E PERDÃO.

ESPERANÇA de que nenhuma situação, por mais complicada e difícil que seja, é eterna. Há momentos que podem se tornar duros, mas com um pouco de esperança e determinação, podemos mudar o ciclo negativo dos acontecimentos. Mude a sua visão negativa e poderá começar com atitudes direcionadas aos seus objetivos.

PERDOE quando sofrer um dano ou uma ofensa e não sabe como enfrentá-la. É normal que isso provoque tensões internas, que se traduzem em quadros depressivos ou de ansiedade.

Para que não voltem a lhe prejudicar, você se encolhe dentro da sua própria casca, armazenando sentimentos negativos de ódio e ressentimento. A ideia do suicídio parece tentadora, mas você não faz ideia de como essa terrível tristeza que deixará sobre a sua família e seus entes queridos vai lhes perseguir durante toda a sua existência. É possível que eles passem a vida se perguntando se podiam ter feito algo para evitar.

Você realmente quer machucar as pessoas que ama? Para perdoar, você só precisa se abrir e se aproximar dessas pessoas, dos que ama; é só um pequeno esforço que sairá da sua generosidade.


Camila Negreiro


Menu