obesidade width=


Qual a diferença entre Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise?

É muito comum que as pessoas façam confusão entre a psicologia, a psiquiatria e a psicanálise. Então, nesse texto, explicaremos as diferenças e semelhanças existentes entre esses campos para não haver mais confusão.

Psiquiatria

A psiquiatria é uma especialidade da medicina. Assim, para se tornar um psiquiatra é necessário fazer a faculdade de medicina e depois cursar uma residência de psiquiatria. O psiquiatra trata o adoecimento mental por meio de medicação. Podemos citar como exemplo de adoecimento mental a insônia, a depressão, quadros de profunda ansiedade, esquizofrenia e muitos outros

Psicologia

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais (aquilo que não é observável como: emoções, percepções e outros). Podemos dizer que a psicologia tem dois objetivos fundamentais: compreender o comportamento do ser humano em sua dimensão biológica, psíquica e social e buscar um método a fim de promover transformação, por meio da conversa, para que o sujeito possa ter uma vida mental mais saudável e harmoniosa. Com o intuito de compreender e modificar o indivíduo surgiu vários tipos de teorias e, consequentemente, vários tipos de tratamentos psicológicos. Por isso, é comum escutarmos opiniões contrarias entre psicólogos. As teorias psicológicas de maior destaque são: Psicanálise, Behaviorismo, Cognitivismo, Humanismo e outras.

Psicanálise

A psicanálise é uma pratica clinica que se propõe a compreender e a provocar mudanças no indivíduo. A psicanálise foi criada por Freud em 1856. Foi uma teoria divisora de águas e que influenciou muitas outras correntes teóricas. A ideia fundamental da psicanálise é que o comportamento humano é influenciado grandemente por conteúdos inconscientes. Explicando melhor, para Freud as pessoas agem de certa maneira devido a pensamentos que elas desconhecem, ou seja, pensamentos inconscientes.

A psicanálise é uma teoria que orienta a prática dos psicólogos. Para ser psicanalista não é necessário ser um psicólogo. Isso porque qualquer pessoa que tenha um curso superior e que fizer um curso que se chama “formação em psicanálise” estará autorizada a atender as pessoas e ser denominado psicanalista.

A rigor dizemos que um psicólogo faz terapia e um psicanalista faz analise. Uma característica marcante é que em um consultório de psicanálise você encontra o famoso divã que é um sofá onde o paciente deita virado de costas para o psicanalista. Uma das funções do divã seria deixar o paciente mais a vontade para falar.

Resumindo, podemos concluir da seguinte maneira. O psiquiatra é aquele que cura por meio da medicação, já o psicólogo e o psicanalista tratam pela palavra (pela conversa). Um psicólogo e um psiquiatra podem ser também um psicanalista desde que façam uma formação em psicanálise.

Ficou alguma dúvida? Quer esclarecer algo mais? Escreva-nos! Será um prazer lhe responder.


Menu